• lsi
  • poli usp
  • usp

Notícias

30/10/2013 Alunos Brasileiros ganham o 1º lugar no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Na categoria Iniciação Científica, alunos do Ceará ganharam destaque

O Prêmio Mercosul é uma realização da UNESCO, CNPq, Reunião Especializada em Ciências e Tecnologia do MERCOSUL, e outras instituições ligadas ao desenvolvimento científico. Em sua edição de 2013, na categoria Iniciação Científica, o destaque ficou para alunos brasileiros.

Com o tema “Educação para ciência”, o objetivo do prêmio era desenvolver projetos para melhorar a relação de ensino e aprendizagem de ciências nas escolas dos países do MERCOSUL.

Werlesson Magalhães da Costa e Leonardo Duarte Viana, alunos do 3º ano do ensino médio no Colégio Liceu Professor Francisco Rodrigues (Maracanaú – CE), orientados pela professora Maria das Graças França Sales, elaboraram o projeto “Utilização de Materiais Manipuláveis como uma Inovação, que Qualifica como uma Aprendizagem em Matemática”.

O projeto visa propor o uso de materiais reutilizáveis nas aulas de matemática, fazendo com que o aprendizado torne-se mais significativo, sendo um processo gradual com quantidade e qualidade de conteúdos.

Concorrendo na categoria Iniciação Científica, o trabalho foi avaliado segundo critérios como atualidade do tema, inovação e criatividade, pertinência e aplicabilidade do trabalho para o MERCOSUL, entre outros.

A cerimônia de premiação será na cidade de Caracas, na Venezuela, e está prevista para acontecer no dia 7 de novembro de 2013. “Quando conquistamos um prêmio desse porte”, diz Maria das Graças França Sales, “vemos que podemos ir muito longe através da ciência e da tecnologia.”

Confira a lista oficial dos vencedores no site do Prêmio Mercosul

ver todas as notícias

• Blog