• lsi
  • poli usp
  • usp

Notícias

25/11/2013 Fórum Mundial de Ciências 2013 acontece entre os dias 25 a 27 de Novembro no Rio de Janeiro.

O Fórum Mundial de Ciência 2013 contará com a presença de mais de 600 líderes mundiais de mais de 120 países.

Forum Mundial

A maior reunião internacional de cientistas e autoridades de áreas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação acontecerá no Rio de Janeiro, de 25 a 27 de novembro. O Fórum Mundial de Ciência 2013 contará com a presença de mais de 600 líderes mundiais de mais de 120 países e terá como foco "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global". O objetivo é promover o diálogo entre cientistas, governantes, líderes culturais e da indústria, entre outros, com o papel de conclamar diferentes atores a trabalharem em conjunto para a constituição de sociedades inclusivas e sustentáveis.

A desigualdade como barreira para a sustentabilidade global, o uso da ciência para lidar com os recursos naturais, a plantação sustentável de florestas, o papel da ciência na inovação e a importância de políticas científicas adequadas para a construção do futuro imediato são alguns dos temas a serem tratados no Fórum.

O 6o Fórum Mundial de Ciências

O Forúm é uma realização da Academia Brasileira de Ciências e a Academia de Ciências da Hungria, com apoio da UNESCO, ICSU, EASAC e AAAS, são as organizadoras do WSF 2013, no Rio de Janeiro. O evento que contou com a cerimônia de abertura realizada na noite de 24 de novembro, será realizada entre 25 e 27 de novembro, no Hotel Windsor Atlântica e o tema é "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global". O evento é exclusivo para convidados, mas contará com transmissão ao vivo pelo site http://www.sciforum.hu/.

Link direto para a transmissão ao vivo da plenária principal.

Histórico do Fórum

Após a realização do Fórum Mundial de Ciências (WSF, na sigla em inglês) em Budapeste, em 1999, a Academia de Ciências Húngara, junto com a Unesco, o ICSU e o governo húngaro decidiram organizar, a cada dois anos, uma edição do evento.

Envolvendo mais de 500 cientistas de mais de 100 países, o objetivo tradicional do encontro é promover um fórum global de diálogo sobre a ciência, seu papel e suas responsabilidades no século 21. Os temas proritários são a necessidade de aconselhamento científico na elaboração de projetos econômicos e políticas públicas, assim como a importância da divulgação e popularização da ciência e de seus valores básicos para a sociedade como um todo. As edições são realizadas sempre por volta do dia 10 de novembro, data escolhida pela UNESCO, em 2001, como o Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento.

Cada edição do evento gira em torno de um tema principal. A sexta edição do Fórum, realizada em 2009 celebrando o décimo aniversário da Conferência Mundial de Ciências, foi Conhecimento e Futuro. Neste encontro de 2009, foi acolhida por parte do presidente da Academia de Ciências Húngara a proposta brasileira de que o Fórum passasse a ser realizado alternadamente entre a Hungria e outros países. O Brasil se ofereceu para receber, então, a primeira edição do evento fora da Hungria, a ser realizada no ano de 2013. A ABC participou do Comitê Executivo do Fórum e teve uma ativa participação no encontro de 2011, cujo tema foi a Mudança do Panorama da Ciência.

ver todas as notícias

  • Blog
  • Twitter
  • Youtube
  • Facebook
  • Flickr