• lsi
  • poli usp
  • usp

Notícias

18/08/2015 A FEBRACE em parceria com a Intel oferece capacitação gratuíta para estimular o aprendizado em ciências

APICE apresenta dois cursos on-line: Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica, e Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia.

A plataforma de Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia – APICE foi criada pela FEBRACE e a Intel para apoiar o aprendizado em ciências, por meio do desenvolvimento de projetos investigativos e da apresentação de projetos em feiras e mostras cientificas.

Os cursos são gratuitos e todo o seu conteúdo está disponível pelo site www.febrace.org.br/apice. São destinados a estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, professores e gestores que se interessam por ciências e querem contribuir para um mundo melhor.

Com uma linguagem dinâmica (fotos e vídeos) e atividades interativas, a APICE oferece conteúdo para apoiar o desenvolvimento de projetos de iniciação científica nas escolas. Os vídeos foram gravados em feiras e mostras de ciências, com alunos e professores que trabalham com projetos científicos, e apresentam situações reais com as quais professores e estudantes deparam-se no desenvolvimento de projetos científicos para eventos dessa natureza.

“Queremos estimular o espírito investigativo nas escolas brasileiras. Incentivar professores e alunos a contribuir para a descoberta científica e para o desenvolvimento tecnológico, aplicando a metodologia científica para identificar e resolver problemas de seu próprio cotidiano, este é o foco dos cursos oferecidos pela plataforma APICE”, destaca Roseli de Deus Lopes, coordenadora da FEBRACE.

Os cursos podem ser realizados em computadores com placa de som e vídeo, e acesso à Banda Larga. Para os interessados que não contam com esse tipo de equipamento, existe a opção de fazer o curso off-line. Nos dois casos, os participantes devem fazer avaliação online ao final do curso.

É oferecido também um atestado de conclusão para quem concluir todos os módulos de cada curso e realizar a prova on-line

Sobre os cursos

Curso de Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica - professores e estudantes conhecerão os passos para iniciar e desenvolver um projeto de pesquisa e para apresentá-lo em feiras e mostras científicas nacionais e internacionais.

Curso de Organização e Realização de Feiras de Ciências - professores e/ou gestores vão entender os diferentes aspectos da organização e realização de uma feira de ciências nos padrões de feiras nacionais. Duração estimada de 30 horas cada curso.

Sobre a FEBRACE

A FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - é um movimento nacional - de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), e seus principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

O estímulo a novas vocações é realizado por meio do desenvolvimento, pelos estudantes, de projetos criativos, inovadores e significativos para eles e para a sociedade. Práticas pedagógicas inovadoras proporcionam situações e orientações para que estudantes concebam e desenvolvam projetos investigativos.

Inserida no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE anualmente realiza, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia na Universidade de São Paulo (USP).

Para mais informações consulte - www.febrace.org.br

Sobre a Intel

Nossa visão para a Educação

Para as pessoas de todo o mundo, a educação é o trampolim para um futuro melhor. Uma educação de qualidade oferece melhores oportunidades sociais e econômicas. A Intel está empenhada em transformar a vida de milhões, fornecendo as ferramentas e recursos necessários para levar o aprendizado do século 21 em sala de aula todos os dias.

Os estudantes de hoje são os inovadores do futuro. A Intel está orgulhosa em fornecer experiências de aprendizado ricas e interativas e patrocinar prestigiosas competições de ciências - tudo visando ao envolvimento dos jovens em projetos de pesquisas e promovendo a excelência na educação em ciências e matemática.

Para mais informações consulte - www.intel.com.br

ver todas as notícias

  • Blog
  • Twitter
  • Youtube
  • Facebook
  • Flickr